Blog WoodFlow Crescimento das Exportações de Produtos Madeireiros em Novembro: Volume e Valores Aumentam com Melhorias Logísticas
10 de dezembro de 2024
Crescimento das Exportações de Produtos Madeireiros em Novembro: Volume e Valores Aumentam com Melhorias Logísticas
Em novembro, o volume exportado de produtos madeireiros acompanhados pela WoodFlow cresceu 16% na comparação com outubro deste ano. A análise dos dados divulgados pelo ComexStat mostram que há evolução de 28% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Os destaques para o período foram os embarques de Madeira Serrada de Coníferas, que saltou 27%, saindo de 205 mil metros cúbicos em outubro para 260 mil m3 em novembro, e de Compensado de Coníferas que cresceu 29%, passando de quase 173 mil m3 em outubro para 224 mil m3 em novembro.
Segundo o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, esse crescimento se dá principalmente devido ao desafogamento logístico dos portos, que viabilizaram mais embarques. “Nesse período tivemos maiores valores pagos aos produtores, também. Puxado, principalmente, pela alta no dolar", acrescentou Gustavo.
Com relação aos valores citados por Gustavo, o montante pago pelos produtos madeireiros brasileiros cresceu 24% na comparação mensal, já quando comparado com novembro de 2023, o aumento é de 46%.
Fonte: WoodFlow, com dados ComexStat
Já completados os 11 meses no ano, as projeções indicam que, em 2024, devemos manter o volume de produtos exportados muito próximo ao de 2023. De acordo com Gustavo, o otimismo projetado para este ano, em janeiro, foi travado pelo caos logístico brasileiro, acentuado pelos conflitos geopolíticos mundiais.
“O mercado de madeira brasileiro tem acompanhado as oscilações mundiais e sofre tanto com questões de infraestrutura interna, quanto de contextos globais. A nossa expectativa é que em 2025 tenhamos mais oportunidades para exportar. Mas isso requer que nosso país faça a tarefa de casa, sobretudo tornando nossos portos mais eficientes.