Blog WoodFlow Exportações de madeira em janeiro caem na comparação com dezembro de 2024
10 de fevereiro de 2025
Exportações de madeira em janeiro caem na comparação com dezembro de 2024
No primeiro mês de 2025, as exportações de madeira para os produtos acompanhados pela WoodFlow caiu 12% quando comparado ao volume exportado em dezembro de 2024. A análise com janeiro do ano passado mostra uma redução de 8%.
Os dados oriundos do ComexStat, mostram que janeiro ficou abaixo do que os empresários esperavam, segundo o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo. “Acredito que o fator político econômico mundial ainda está influenciando na concretização de negócios", completou.
Fonte: WoodFlow com dados ComexStat
Em termos de valores as exportações analisadas pela WoodFlow movimentaram cerca de 140 milhões de dólares em janeiro; uma redução de 11% na comparação com dezembro do ano passado e se manteve estável (2% de variação) quando analisado o mesmo período de 2024.
Entre os fatores que podem ter relação com a redução no volume de exportação de produtos madeireiros, estão fatores político econômicos globais, como a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e as instabilidades geopolíticas no Oriente Médio.
“Como o novo presidente dos EUA anunciou taxações a produtos, muitos compradores de produtos brasileiros pisaram no freio na hora de fazer os pedidos. Outro fator é a logística global que ainda sofre os impactos com o desvio de rotas e isso impacta na saída das cargas aqui do Brasil e consequente entrega aos clientes", explicou Gustavo.
Os produtos de maior valor agregado continuam como destaque de melhor rentabilidade para o exportador. O Compensado de Pinus acumulou quase 62 milhões de dólares e correspondeu a 35% de todo volume exportado, com pouco mais de 200 mil metros cúbicos exportados.
Fonte: WoodFlow com dados ComexStat
29 de janeiro de 2025