Setor de madeira cobra negociação urgente com os EUA

Blog WoodFlow Setor de madeira cobra negociação urgente com os EUA

13 de agosto de 2025

Setor de madeira cobra negociação urgente com os EUA

Lideranças da ACR e APRE Florestas discutem, ao lado de Gustavo Milazzo da WoodFlow, como o setor madeireiro do Sul do Brasil deve ser afetado pela crise e quais devem ser os próximos passos


As novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos de madeira brasileiros colocam em risco um dos mercados mais estratégicos para o setor florestal nacional. A avaliação foi feita no Podcast WoodFlow #18, que reuniu o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, o presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Jose Mario Ferreira, e o presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE Florestas), Fabio Brun.

Segundo os convidados, o impacto é especialmente grave no Sul do país, onde a dependência do mercado americano é maior. Em alguns segmentos do ramo madeireiro, como portas, molduras e pisos, a participação dos EUA nas exportações chega a ultrapassar 80%. “É uma situação que vai deixar cicatrizes no setor, mas também pode trazer experiência e abrir oportunidades para mudanças estruturais”, afirmou Fabio Brun.

O episódio destacou que, apesar das dificuldades, o Brasil mantém vantagens competitivas globais, como produtividade florestal superior à de outros países e produtos que atendem nichos específicos no mercado internacional. “O setor madeireiro brasileiro é consolidado e resiliente. Já superamos outras crises e podemos sair mais fortes, desde que haja uma ação coordenada para negociar com os Estados Unidos e preservar os empregos e investimentos na cadeia produtiva”, ressaltou Jose Mario Ferreira.


Negociação urgente

Diante do cenário, os participantes reforçaram que a negociação direta entre Brasil e Estados Unidos é urgente para evitar perdas irreversíveis de mercado. O diálogo bilateral pode abrir caminho para a revisão ou redução das tarifas, permitindo que as exportações brasileiras retomem competitividade e preservem o relacionamento histórico e interdependente com o país norte-americano.

Além disso, destacaram que medidas governamentais de apoio ao setor serão fundamentais para atravessar os próximos seis meses, período estimado para que o mercado se acomode à nova realidade. Incentivos fiscais, linhas de crédito emergenciais e políticas de manutenção de empregos podem ser decisivos para impedir o fechamento de empresas e a perda de mão de obra qualificada.

Para Gustavo Milazzo, o momento exige união entre indústrias, associações e governos estaduais e federal. “É urgente abrir um canal de negociação para reverter ou mitigar as tarifas. Sem isso, corremos o risco de perder espaço em um mercado vital para a madeira brasileira”, pontuou.

Sobre o Podcast WoodFlow

O Podcast WoodFlow é uma iniciativa da startup de exportação de madeira WoodFlow, e visa debater, uma vez ao mês, sobre o mercado de madeira. O CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo conduz as entrevistas sempre retratando o cenário e o futuro da madeira. O Podcast WoodFlow é o primeiro do país a debater temas do mercado madeireiro e pode ser acessado diretamente no YouTube ou nas plataformas de streaming de áudio

Compartilhe:

Posts Relacionados

Diversifique seus mercados com a Visita às Fábricas da WoodFlow

12 de agosto de 2025

Diversifique seus mercados com a Visita às Fábricas da WoodFlow
Leia +
Setor madeireiro se mantém estável em julho e serrado de pinus surpreende

08 de agosto de 2025

Setor madeireiro se mantém estável em julho e serrado de pinus surpreende
Leia +
Antaq aprova entendimento regulatório sobre cobrança de sobrestadia de contêineres

04 de agosto de 2025

Antaq aprova entendimento regulatório sobre cobrança de sobrestadia de contêineres
Leia +

Newsletter

Receba conteúdo exclusivo sobre o mercado de madeira que só compartilhamos com nossos assinantes.