Segundo dados extraídos do portal ComexStat, o volume das exportações de produtos madeireiros em fevereiro caíram 20% frente a janeiro deste ano. Porém, mesmo com a queda no volume, os preços ficaram estáveis de um mês para o outro, mostrando uma melhor remuneração pelos produtos.
Esta é a primeira queda nos volumes exportados desde outubro do ano passado, quando se mantinha uma tendência de elevação do montante. Os valores, ainda bem abaixo dos praticados em 2022, no entanto, tiveram uma pequena recuperação.
“Quando analisamos volume e preços de exportação de janeiro, com os de fevereiro, é possível deduzir que o valor pago pelas mercadorias no segundo mês do ano apresentou uma melhora. Pois, apesar do volume ter caído 20%, o valor comercializado ficou apenas 3% abaixo”, analisou Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow. 7
Produtos
No mês de fevereiro, o maior volume exportado, entre os produtos monitorados pela WoodFlow, ficou para madeira serrada de coníferas, com 42%, seguido por compensado de coníferas, com 34%. Em terceiro lugar está madeira em tora de folhosas, com 14%
Na comparação entre os valores pagos, os maiores montantes ficaram com Madeira serrada de coníferas, seguido por compensado de coníferas e madeira serrada de folhosas.