Blog WoodFlow Frete enfrenta aumento dos preços e incertezas futuras
09 de maio de 2024
O mercado de frete marítimo em abril de 2024 enfrentou uma série de desafios que afetaram a normalidade do transporte marítimo. A pandemia ainda é lembrada como um período crítico para o setor, e embora os anos mais difíceis tenham passado, o futuro é incerto e novas ameaças ao mercado podem preocupar.
A Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) destaca mudanças significativas no comércio global, incluindo o aumento das distâncias percorridas por navios cargueiros devido aos ataques de rebeldes houthis no mar Vermelho.
Em janeiro deste ano, já havia sido observado um aumento de 171%, segundo o Comex do Brasil. Agora, em abril, é possível ver o preço deste transporte triplicado, ou até mais, em algumas rotas específicas.
Surge a dúvida se esse aumento impacta os fretes do Brasil e América do Sul, visto que alguns navios não utilizam a rota pelo Mar Vermelho. Porém, as companhias marítimas estão priorizando o mercado europeu com seus maiores navios, o que acaba impactando nos custos dos menores destinados à América do Sul, resultando em um aumento justificado. Já se discute a possibilidade de aumento no preço do petróleo em breve, junto com uma valorização já percebida do dólar.
Conforme a consultoria em logística e comércio exterior Solve Shipping, apesar de uma reacomodação do mercado em março, em abril os preços permaneceram acima dos níveis pré-pandemia, gerando preocupações no setor.
11 de novembro de 2024