Blog WoodFlow Julho tem alta de 7% nas exportações de madeira
15 de agosto de 2024
O mês de julho apresentou uma elevação de 7% nas exportações de madeira, na comparação com o mês anterior. Na tabulação feita pela WoodFlow a partir das informações do ComexStat, os produtos monitorados somaram 638,6 mil metros cúbicos em julho, frente aos 596 mil metros cúbicos de junho.
Porém, o montante pago pelos produtos exportados caiu 10% na comparação entre julho e junho. Enquanto junho estava em alta, tendo acumulado US$154,6 milhões, julho apresentou US$148,9 milhões.
Segundo o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, apesar do pequeno aumento em volume, essa elevação das exportações ainda é reflexo do rearranjo que os empresários, sobretudo do sul do país, precisaram fazer para se ajustar às condições dos portos. "A nossa crise com disponibilidade de janelas de embarques nos portos começou ainda no ano passado e estamos vivendo reflexos disso até o momento. Os empresários não nos relatam aumento nas vendas. Mas eles destacam que o reajuste de rotas de embarque das madeiras agora está seguindo um curso mais adequado à nossa necessidade e isso aparece no volume exportado", disse Gustavo.
Fonte: WoodFlow com dados ComexStat
Em julho de 2024, o principal produto exportado foi Madeira Serrada de Coníferas, com 39% do volume total. Em segundo lugar figura Madeira em Tora de Folhosas (30%), seguido por Compensado de Coníferas (27%).
Fonte: WoodFlow com dados ComexStat
Os preços praticados caíram 10% na comparação com junho de 2024. O principal montante pago foi para Compensado de Coníferas (59,2 mi USD), seguido por Madeira Serrada de Coníferas (53,9 mi USD).
Fonte: WoodFlow com dados ComexStat