Blog WoodFlow Oscilações no frete marítimo marcaram 2024
15 de janeiro de 2025
Oscilações no frete marítimo marcaram 2024
2024 foi marcado por diversos acontecimentos que impactaram o custo do transporte marítimo. O ano se encerrou com queda nos preços dos fretes, mas o cenário ainda é incerto para 2025.
Segundo matéria publicada pela Globo Rural e pelo Valor, o preço de exportação de um contêiner de 40 pés para Ásia, ficou em USD 500, em dezembro. Já para a costa leste dos EUA ficou USD 3.400.
Fonte: Globo Rural
A reportagem cita que o principal problema da logística global em 2024 foram os ataques dos houthis (grupo rebelde do Iêmen) no Mar Vermelho, que bloquearam a rota para grandes navios no Canal de Suez, ampliando custos e o tempo de viagens das embarcações.
Com isso, a expectativa de que os fretes iriam cair, com o aumento das frotas em 10%, não se concretizou. Pois, apenas a crise no Mar Vermelho consumiu 13% da capacidade de transporte mundial com os congestionamentos gerados.
Como não há previsão de solução do conflito, também não há perspectiva de que o fluxo de embarques melhore em 2025. Apresentando uma certa estabilidade nos preços, um container para a costa leste dos EUA estava cotado a USD 4.100 em janeiro.
“Precisamos, além do ajuste nos preços de frete, de uma segurança nos embarques aqui no Brasil. O caos que vivemos em atrasos de embarques e a incerteza da data de entrega no cliente não podem mais acontecer", finaliza o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo.
13 de janeiro de 2025