Blog WoodFlow Exportações de madeira crescem 14% em março
08 de abril de 2025
Exportações de madeira crescem 14% em março
As exportações brasileiras de madeira registraram crescimento significativo em março de 2025. O volume exportado subiu 14% em relação a fevereiro e 26% na comparação com março de 2024. Em valor, o setor alcançou cerca de US$ 178 milhões, um aumento de 23% no mês e 33% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: WoodFlow, com dados ComexStat
Entre os produtos analisados pela WoodFlow, o compensado de pinus foi o grande destaque, com alta de 54% no volume exportado e mais de 60% no valor negociado. Os principais destinos foram os Estados Unidos e países da Europa.
“Esse movimento se deu, principalmente, pela corrida de importação de compensado de pinus dentro da cota de isenção europeia e também por uma antecipação de compras nos EUA, em razão das taxas anunciadas em 2 de abril”, explicou Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow.
No acumulado do primeiro trimestre de 2025, as exportações de madeira cresceram 9% em volume e 18% em valor em comparação com o mesmo período de 2024. Apenas o mês de janeiro apresentou retração nos volumes embarcados. Já os valores cresceram de forma consistente ao longo dos três meses.
“Mesmo com esses dados positivos para o primeiro trimestre, o cenário para 2025 ainda é de incerteza. A cada dia, novos desdobramentos das políticas tarifárias afetam diretamente o nosso mercado. O industrial precisa ficar atento a essa nova conjuntura global”, finalizou Milazzo.
16 de abril de 2025