WoodFlow é a startup que conecta produtores de madeira brasileiros a compradores no exterior

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08 de outubro de 2024

WoodFlow é a startup que conecta produtores de madeira brasileiros a compradores no exterior

WoodFlow é a startup que conecta produtores de madeira brasileiros a compradores no exterior 


Plataforma que une produtores e compradores de produtos madeireiros está há dois anos no mercado


"Percebemos a necessidade dos compradores estrangeiros em conhecer melhor o produto madeireiro do Brasil e, por outro lado, a necessidade dos vendedores daqui do país de negociarem seus produtos lá fora", disse Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow. Com essa premissa, nasceu, em 2022, a plataforma WoodFlow que tem se consolidado como um ecossistema completo para quem quer exportar produtos madeireiros. Nesses dois anos de atuação, a plataforma já conta com mais de 60 produtores brasileiros cadastrados e mais de 300 compradores do exterior aptos a fazer negociações. 

A WoodFlow foi criada a partir da necessidade de se apresentar as fábricas brasileiras para o mundo, facilitar o acesso a documentos de exportação e ainda com o anseio de dar mais visibilidade aos produtos brasileiros no mercado externo. "Costumamos dizer que a WoodFlow surgiu de uma necessidade do mercado de gerir melhor todos os processos e documentos envolvidos em um trâmite de exportação. Também identificamos que havia uma carência no mercado de uma plataforma que fosse, ao mesmo tempo, uma vitrine dos produtos brasileiros e um canal confiável e seguro para se fazer negócios", disse a co-fundadora da WoodFlow, Giullian Fernanda Silva.

"Com mais de 20 anos de experiência no comércio exterior de madeira brasileira, percebemos que havia falta de informação sobre o produto e o produtor. Por isso, na WoodFlow, mostramos ao comprador qual a origem do produto e de quem ele está comprando, com vídeos que mostram as florestas e as fábricas, trazendo transparência para a negociação como uma forma de trazer segurança para o comprador sobre a origem da madeira", completou Gustavo.


Funcionalidades WoodFlow

A primeira funcionalidade da WoodFlow foi digitalizar as visitas e permitir conhecer as fábricas brasileiras com um clique. Essa aproximação, mesmo que virtual, ajuda a desmistificar o setor florestal brasileiro lá fora, onde é possível mostrar todo o processo produtivo e criar uma imagem positiva de cada produtor cadastrado na plataforma. Para isso, há uma entrevista em vídeo e um tour virtual, onde o cliente pode "passear" pela fábrica, de qualquer lugar do mundo, apenas usando o celular, por exemplo. 

Em uma segunda etapa, a WoodFlow permite a rastreabilidade de documentos e processos. Concentrando todos os dados, desde o pedido de cotação até o final da negociação, tudo fica arquivado dentro da plataforma e online. Ou seja, chega de dezenas de trocas de e-mails e envios de documentos, tudo pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, em qualquer momento. 

Em terceiro lugar, é um único local onde se concentram clientes qualificados, aqueles que realmente estão interessados no produto. Dentro da plataforma, o exportador pode realizar ofertas de produtos e compradores ao redor do mundo podem entrar em contato para adquirir seus produtos. Além disso, todo o processo é acompanhado por especialistas em comércio exterior brasileiros. Sendo assim, as empresas aqui do Brasil não precisam contratar uma pessoa específica para o cargo, ou usar intérpretes e tradutores durante a negociação. 

A plataforma possui ainda outras funcionalidades: uma delas é um aplicativo que permite a inspeção de qualidade dos produtos exportados; a outra, voltada para o comprador, é um painel digital, a chamada dashboard, com dados estatísticos de volumes, preços, embarques e outras informações.

Por meio do aplicativo próprio, é possível fazer a inspeção de qualidade do produto exportado. Por exemplo, se a empresa aqui do Brasil está exportando madeira serrada de pinus para os Estados Unidos, ele poderá tirar fotos dos lotes que serão embarcados, atestando a qualidade, como a conferência de medidas, densidade, umidade e outros dados, dependendo de cada produto. E tudo fica armazenado no processo daquela importação.

Inicialmente voltada para o comprador, a segunda é um painel virtual, ou dashboard com dados estatísticos dos embarques, como volume, preço médio, locais de embarque e outras informações sobre as suas negociações em andamento ou concluídas. 

Ecossistema da Madeira

Para muito mais que um braço direito no quesito exportação de madeira, a WoodFlow busca entregar soluções para o ecossistema da madeira e, para auxiliar na gestão das empresas, também entrega conteúdos de qualidade. Mensalmente, por meio do Blog, newsletter e canal no youtube divulga informações atualizadas sobre mercado, gestão e dados de exportação. 

O destaque está para o Podcast WoodFlow. A cada mês dois convidados conversam com o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, sobre mercado e perspectivas do setor.  "Queremos contribuir para a rotina de tomada de decisões, indo além das funcionalidades técnicas, entregando conteúdo relevante e qualificado", finalizou Gustavo.


Futuro da Madeira

E não para por aí. Olhando para o futuro do mercado da madeira, a WoodFlow está preparando muitas novidades. "Em breve teremos novas funcionalidades, e analisando perspectivas de mercado e interesse pelo público brasileiro pelos produtos para traçar a  estratégia de expansão da WoodFlow", finalizou Gustavo.

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